Visita a São Jorge, Pico e Faial

Regulação pública <br>do mercado do leite

João Fer­reira ter­minou, sexta-feira, 22, uma vi­sita de cinco dias às ilhas do tri­ân­gulo. No final, anun­ciou que os os de­pu­tados do PCP vão lançar uma de­cla­ração es­crita no Par­la­mento Eu­ropeu (PE) para a cri­ação de um me­ca­nismo de re­gu­lação do mer­cado do leite.

Em de­fesa dos in­te­resses dos aço­ri­anos e do de­sen­vol­vi­mento re­gi­onal

Nesta vi­sita, o de­pu­tado do PCP no PE, reuniu com o De­par­ta­mento de Oce­a­no­grafia e Pescas, par­ti­cipou num de­bate sobre o fu­turo da União Eu­ro­peia (UE), vi­sitou o navio oce­a­no­grá­fico Ar­qui­pé­lago, reuniu com as as­so­ci­a­ções de pes­ca­dores APEDA e APASA, com a Lo­taçor e com o Clube Naval da Horta, na ilha do Faial, vi­sitou a con­ser­veira CO­FACO e con­tactou pes­ca­dores, na ilha do Pico, e, na ilha de São Jorge, reuniu com a as­so­ci­ação de pes­ca­dores, com a as­so­ci­ação de jo­vens agri­cul­tores e vi­sitou ainda a fá­brica con­ser­veira Santa Ca­ta­rina.

Estas ini­ci­a­tivas con­taram ainda com a pre­sença de Aníbal Pires, can­di­dato da CDU pelo cír­culo elei­toral de São Mi­guel às elei­ções le­gis­la­tivas dos Açores de 16 de Ou­tubro. O ac­tual de­pu­tado re­gi­onal li­dera, também, a lista pelo cir­culo re­gi­onal de com­pen­sação.

Na sequência destas jor­nadas, João Fer­reira anun­ciou, em pri­meira mão, o lan­ça­mento no PE, no dia 12 de Se­tembro, de uma de­cla­ração es­crita sobre a re­gu­lação da pro­dução e do mer­cado do leite na UE. Esta de­cla­ração – subs­crita por dez de­pu­tados de três grupos po­lí­ticos e de seis países – exige à Co­missão Eu­ro­peia a cri­ação de me­ca­nismos pú­blicos de re­gu­lação da pro­dução e do mer­cado do leite, as­se­gu­rando preços justos à pro­dução (que te­nham em conta os custos de pro­dução e os preços nos con­su­mi­dores, im­pe­dindo o dum­ping entre Es­tados-Mem­bros) e re­co­nhe­cendo a cada país o di­reito a pro­duzir.

Esta de­cla­ração foi lan­çada pelo PCP no PE e es­tará du­rante três meses à subs­crição de todos os de­pu­tados.

Ilha das Flores

An­te­ontem, 26, Aníbal Pires ini­ciou uma vi­sita ofi­cial à ilha das Flores, de três dias, para ouvir di­rec­ta­mente os flo­ren­tinos e as suas ins­ti­tui­ções lo­cais. Os pro­blemas do de­sen­vol­vi­mento e da co­esão Re­gi­onal estão no centro da agenda do PCP.




Mais artigos de: Nacional

Pôr fim às portagens

A apli­cação de 15 por cento de des­conto aos veí­culos que cir­culem, a partir de 1 de Agosto, em al­gumas auto-es­tradas lo­ca­li­zadas no in­te­rior do País e no Al­garve é «in­su­fi­ci­ente». Exige-se, por isso, a re­vo­gação das por­ta­gens nessas vias.

CNA contesta redução <br>da produção de leite

A Confederação Nacional da Agricultura (CNA) acusou, quinta-feira, 21, o Ministério da Agricultura de estar a cometer um erro estratégico ao insistir nos apoios para reduzir a produção de leite. Em comunicado, a CNA defende que «Portugal necessita de ajudas mas para...

Acampamento da Paz

Começa amanhã, 29, e termina no domingo, 31, o Acampamento pela Paz que este ano se realiza em Silves, no Monte Parque. Para esta iniciativa, promovida pela Plataforma 40x25, com o apoio da Câmara de Silves, são esperadas várias centenas de jovens de todo...

Negócios escandalosos <br>em Viseu

Segundo Filomena Pires, eleita da CDU na Assembleia Municipal (AM) de Viseu, a compra de um terreno à Gestin, anteriormente doado pela Junta de Freguesia do Mundão, é como «roubar as galinhas» e, depois, «vendê-las ao dono». Estas declarações foram...

Concorrência onde vale tudo

A Federação Portuguesa do Táxi (FPT) alerta para as «ideias perigosas» recomendadas pela Autoridade da Concorrência para o Transporte de Passageiros em Veículos Ligeiros com Motorista, num relatório que está em discussão pública até 9 de...